Notícias de Última Hora

Programe-se: Veja o trajeto do cortejo da Parada do Orgulho LGBT em Belém.


Você está em - Home - Noticias - Programe-se: Veja o trajeto do cortejo da Parada do Orgulho LGBT em Belém.

A 15ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém será neste domingo (16). A concentração é a partir do meio-dia, na Escadinha da Estação das Docas. com saída previstas para às 14h, seguindo pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Assis de Vasconcelos. A Parada encerra na Praça Waldemar Henrique, com a apresentação de artistas locais e muito bate-cabelo.

Programe-se para não pegar engarrafamento. 

Vias do cortejo: O evento percorrerá as avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Assis de Vasconcelos, com finalização na Praça Waldemar Henrique, onde a Parada seguirá com extensa programação até às 22h.

Programação:

20/09 – Concurso Beleza Trans: Teatro Gasômetros do Parque da Residências às 19hs;
23/09 - Aniversário de 15 anos do GHP – Grupo Homossexual do Pará e da Parada do orgulho LGBT de Belém: Entrega do prêmio 15 anos de cidadania LGBT (evento Fechado Para convidados);
15/10 – Ação Cidadania: Emissão de Documentos, atendimentos de Saúde, testagem de Patologias E Imunizações. Praça Waldemar Henrique às 09h.
• Queimada Gay Praça Waldemar Henrique às 14hs
• Futebol de Drag´s Praça Waldemar Henrique às 17hs.
16/10 – 15ª Parada do Orgulho LGBT de Belém: concentração, Escadinha da Estação das Docas Inicio da Av. Presidente Vargas às 12:00 h com saída às 14:00 h, subindo a Av. Presidente Vargas, dando o contorno na praça da República e descendo a Av. Assis de Vasconcelos, terminando na praça Waldemar Henrique.
16:00h – Abertura Oficial: Início da Programação no Palco da Praça Waldemar Henrique para o término das programações do Mês da Diversidade, com programações culturais, show de Drag Queen´s e Bandas.
16:20h – Apresentação de Banda.
17:20h – Apresentação DJ´s e gogo Boys.
18:20h - Show das Drag’s.
19:00h – Show com Banda.
20:00 – Bateria show do Rancho Não posso me amofinar.
21:30: Encerramento

Há 15ª Parada do Orgulho LGBT de Belém tem o apoio do Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Saúde Pública, Cultura Rede de Comunicação, Pro Paz, Fundação Cultural do Pará, Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual, Coordenação Estadual de IST/HIV/Aids, Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de IST/HIV/AIDS e HV.

A 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Belém será realizada neste domingo (16), a partir do meio-dia, com concentração na Escadinha da Estação das Docas. Com o tema “15 anos! Todos pela diversidade de nossa sociedade”, o evento é promovido pelos movimentos sociais, em parceria com o Governo do Estado.

O início do cortejo está previsto para às 14h, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, com retorno na Avenida Nazaré e finalização na Avenida Assis de Vasconcelos, na Praça Waldemar Henrique, onde artistas locais e regionais se apresentarão ao público.

De acordo com Beto Paes, gerente de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a 15ª Parada do Orgulho LGBT da capital paraense vai além da diversão. “É um projeto amplo, que envolve desde cultura, lazer e saúde, e vai até às ações de cidadania e direitos humanos. Acima de tudo, a parada é um espaço de visibilidade das causas LGBT e nós pretendemos levantar bons debates sobre o tema na sociedade. Mais do que festa, é um evento de promoção de cidadania”, destaca.

Além de oferecer serviços importantes à população LGBT do Estado, a Parada também tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes de seus direitos. “Munidos de informação, as pessoas certamente irão lutar contra o preconceito e a discriminação. Informação também é fundamental para sensibilizar o poder público e diminuir os índices de violência contra a população LGBT no Pará”, frisou Eduardo Benigno, coordenador executivo do Grupo Homossexual do Pará (GHP).

O secretário Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans, destacou as conquistas da população LGBT nos últimos anos. “O Pará foi cenário de importantes avanços para a população LGBT. Foi o primeiro Estado do Brasil a garantir visita íntima para casais homossexuais nas penitenciárias. Também foi pioneiro ao garantir o uso do nome social, que permite substituir o registro geral pela carteira de nome social. Já avançamos muito, mas temos muito mais a avançar na garantia dos direitos LGBT”, disse.

Outro avanço do Pará foi a criação da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos, localizada na rua Avertano Rocha, 417, no bairro da Campina, em Belém. No fim do ano passado, o Governo do Pará também inaugurou o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais. O espaço tem uma equipe multissetorial, que inclui assistentes sociais, endocrinologistas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psiquiatras e enfermeiros. A população LBGT também tem sido beneficiada com cheque moradia e concessão de crédito bancário.

A Parada 2016, depois do cortejo, ficará concentrada na Praça Waldemar Henrique, no bairro da Campina, em Belém. Neste local, diversos artistas regionais se apresentarão ao público. Nomes como Suanny Batidão, Bateria Show do Rancho, além de drags, DJs e gogoboys passarão pelo palco principal do evento.

Como parte da programação da 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belém, uma ação integrada entre o Governo do Pará e movimentos sociais será realizada neste sábado, 15, na Praça Waldemar Henrique, de 8h ao meio dia. A iniciativa oferecerá ao público LGBT serviços como emissão de documentos (Certidão de nascimento, CPF e RG), atendimento jurídico e realização de testes de HIV, hepatites B e C e sífilis, além da vacinação contra hepatite.

A ação conta com o apoio da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Fundação Pro Paz, Grupo Homossexual do Pará (GHP), Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Cultura (Secult), de Saúde (Sespa), de Segurança Pública (Segup) e Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (Seeips).

Serviço:
A 15ª Parada do Orgulho LGBT de Belém será realizada neste domingo, 16 de outubro. A concentração será na Praça Waldemar Henrique, a partir das 12h. A saída do cortejo está prevista para às 14h. O evento percorrerá as avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Assis de Vasconcelos, com finalização na Praça Waldemar Henrique, onde a Parada seguirá com extensa programação até às 22h.

 

Fonte: Agência Pará









Comentários

29/08/2017 - Lelandbreah

301 Moved Permanently
Show more!